top of page

A água do radiador ferveu, e agora? Todo mecânico sabe a importância que a manutenção correta do sistema de arrefecimento, responsável por controlar a temperatura do motor, tem para o bom funcionamento do veículo. Manter o sistema trabalhando na temperatura ideal vai trazer muitos benefícios para o motor: maior durabilidade, menor desgaste e atrito dos componentes internos, mais economia de combustível, menor emissão de poluentes e, conseqüentemente, melhor desempenho do conjunto.

 

Para evitar que a temperatura da água do motor de um veículo eleve e traga problemas sérios para o seu cliente, fique atento nos procedimentos de manutenção de todo o sistema e o reparo da bomba d'água do Fiat Uno Mille, ano 1996. Essa matéria foi exibida no programa O Mecâniconline, com apoio dos técnicos da Affinia, através do site www.omecanico.com.br.

 

Em primeiríssimo lugar, o técnico deve verificar o funcionamento do sistema de arrefecimento de acordo com as instruções do manual de fabricação do veículo, além de utilizar o aditivo correto na água do radiador para garantir a troca de calor necessária para o motor funcionar em ordem.

A bomba d'água tem a função de circular o líquido de arrefecimento pelo motor e é acionada pela correia auxiliar do veículo. Seu funcionamento depende de outros componentes do sistema, como a válvula termostática, mangueiras, sensor de temperatura e tanque de expansão.

 

 

1) Um problema muito comum no sistema é o vazamento do líquido de arrefecimento, que pode ocorrer nas mangueiras e suas conexões, no radiador, na válvula termostática, na tampa do reservatório do líquido de arrefecimento e na bomba d'água. Por isso, é indicada uma inspeção visual de todo o conjunto. Verifique também os periféricos do sistema, correias, polias e o líquido de arrefecimento, que deve estar com nível e concentração de aditivo corretos.

 

2) Para inspecionar se há vazamentos, instale a ferramenta que mede a estanqueidade no bocal da tampa de abastecimento do líquido de arrefecimento e aplique no máximo 1 BAR de pressão, para não danificar nenhum componente do sistema.

 

3) Se ocorrer a queda da pressão no ponteiro, cheque todos os componentes até encontrar o ponto onde está o vazamento. Nesse caso, o vazamento está na bomba d'água, como foi constatato ao checar o furo de dreno, localizado na parte inferior da peça.

 

4) Para facilitar o acesso à bomba d'água, remova os periféricos do sistema, ou seja, filtro, tubulação de ar e a proteção das correias. Alivie a tensão e remova a correia micro-V.

 

5) É necessário fazer uma análise do líquido, então, remova a mangueira inferior do sistema e deixe o líquido esgotar. Observe se o composto removido apresenta impurezas e se existe a necessidade de efetuar uma limpeza interna antes de instalar a bomba nova.

 

6) Para remover a bomba d'água, solte os parafusos que a fixam na polia da correia micro-V e remova o componente. Aproveite e faça uma avaliação nas condições da correia e da polia (6A). Se necessário, troque os componentes conforme as indicações do fabricante.

 

7) Agora, faça uma inspeção na peça e em seu alojamento e, em seguida, a limpeza do sistema. Ao verificar o estado da bomba, é possível constatar em que condições o sistema estava trabalhando, inclusive se existe necessidade de remover partículas, provenientes de corrosão ou até mesmo da junta de vedação, que podem estar presentes no alojamento.

 

8) A limpeza do sistema é feita da seguinte maneira: recoloque a mangueira inferior e abasteça o sistema com água pura que vai circular por todos os componentes. Realize o procedimento até quando a água sair limpa do alojamento da bomba. Se necessário, retire o restante da junta de vedação, que pode estar presa na saída do alojamento.

 

Quilometragem: A bomba de água tem uma vida útil curta, mas é um componente relativamente barato, por isso é conveniente trocá-la quando o carro atingir os 40 mil quilômetros realizando uma troca preventiva. A quantidade de quilômetros não é uma regra, mas você pode aproveitar quando o carro estiver no conserto e pedir ao mecânico que realize a substituição

 

Problemas com o Radiador

manutenção preventiva, mitos e verdades, automoveis, correia dentada
  • google-plus-square
  • Twitter Square
  • facebook-square

© 2013 by mecanicapreventiva.com     Todos os direitos reservados.

bottom of page