Para verificar se a embreagem está com algum problema basta observar alguns pontos, como:
* O pedal está exigindo mais força do que o normal;
* É possível ouvir o rangido do cabo da embreagem provocando um cheiro de lona de freio queimada;
* As marchas começam a arranhar mesmo com o pedal da embreagem totalmente pressionado.
Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido, na maioria das vezes, a um uso inadequado do motorista, como, por exemplo o deixar o carro engatado sem necessidade. Quando estiver parado em semáforo fechado evite deixar o veículo engatado. Aproveite o momento para descansar os pés.
Observe se seu carro demora tempo demais para se deslocar quando você engata a marcha e solta o pedal da embreagem.
Se você notar que o ponto em que o pedal da embreagem gera o movimento do carro está mais alto, ou sentir solavancos até que ele se mova completamente, está na hora de procurar um mecânico.
Quando durante a troca de marcha em movimento o motor demora alguns segundos até responder à aceleração, há alguma falha.
Se em situações em que são necessárias potência e/ou velocidade, como para ultrapassar outro veículo ou subir uma ladeira, você precisa acelerar mais do que o usual, este é outro sinal de um possível problema na embreagem.
e sentir um cheiro de queimado meio doce, ele pode ser do amianto queimado com a fricção da embreagem ao acelerar o motor.
Se você ouvir um ruído metálico ao pisar fundo no pedal da embreagem para mudar de marcha, também é preciso levar o carro a uma oficina.
Para evitar um desgaste desnecessário da embreagem, não dirija com o pé apoiado no pedal. A pressão, por menor que seja, gera uma fricção constante que desgasta a embreagem mais rapidamente.
Identificando Problemas com a Embreagem
