MITO OU VERDADE:
O correto é pisar na embreagem antes do freio.
Falso – Quando pisamos na embreagem num momento de frenagem, o motor funciona desengrenado, dificultando o controle do veículo. Para frear com total segurança, primeiro pise no pedal do freio e só quando a velocidade tiver diminuído acione a embreagem. O motorista pode frear e baixar a velocidade até 20 km/h sem precisar pisar no pedal de embreagem e sem que o carro dê socos ou trancos.
DEVE-SE PISAR NA EMBREAGEM ANTES DE LIGAR O MOTOR.
VERDADEIRO: Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.
POSSO DESCANSAR MEU PÉ NA EMBREAGEM:
FALSO: Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
AO PASSAR POR UM BURACO, DEVEMOS ACIONAR A EMBREAGEM.
VERDADEIRO: Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
PULVERIZAR O CHASSI DO CARRO COM ÓLEO DE MAMONA AJUDA NA CONSERVAÇÃO.
FALSO!!!
A pulverização de óleo de mamona por baixo do carro era prática comum após a lavagem, porém não é recomendada porque colabora para a aderência de sujeira e, em alguns casos, pode corroer as borrachas de vedação.
LAVAR O MOTOR PODE TRAZER PROBLEMAS EM SEU DESEMPENHO
VERDADEIRO!!!
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
É MELHOR PARA O MOTOR USAR GASOLINA ADITIVADA OU "PREMIUM".
VERDADEIRO!!!
Os dois tipos de gasolina contêm elementos químicos detergentes, que ajudam a manter o motor limpo. Recomenda-se, entretanto, consultar a especificação exata indicada no manual do proprietário e usar apenas o combustível indicado para seu carro.
ESQUENTAR O MOTOR ANTES DE SAIR COM O CARRO AUMENTA SUA VÍDA ÚTIL.
DEPENDE
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio.
Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.
ALARME DISPARADO PODE DESCARREGAR A BATERIA.
VERDADEIRO
O alarme, assim como todos os outros equipamentos eletrônicos, é ligado à bateria, de onde retira energia para seu funcionamento. Se o dispositivo for desligado assim que disparar, ou pouco depois, não há problema. Porém, se o dono do carro não estiver por perto para desativá-lo, ele continuará incomodando a vizinhança até que toda a carga da bateria seja consumida. O mesmo pode acontecer nos carros equipados com alarme que tem um sinal luminoso intermitente no painel. É aconselhável desconectar os cabos da bateria quando houver previsão de que o carro ficará parado por um longo período de tempo, como numa viagem.
PEÇAS COMPRADAS EM CONCESSIONÁRIAS SÃO MELHORES.
VERDADEIRO
As concessionárias recebem peças das fábricas de automóveis devidamente checadas pelo controle de qualidade. Dessa forma, em um eventual defeito, o cliente terá a garantia da reposição, tanto da peça como do serviço. Peças não originais podem até ser mais baratas, mas
não terão da montadora a garantia da procedência e da reposição em caso de problema
EM LOMBADAS OU VALETAS, É MELHOR PASSAR COM O CARRO NA DIAGONAL, UMA RODA DE CADA VEZ.
FALSO
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão
ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro.
MEU CARRO PODE SER ABERTO POR OUTRA CHAVE COM CÓDIGO ELETRÔNICO.
FALSO
Apesar de existir a possibilidade, as chances são remotíssimas. As chaves eletrônicas possuem códigos numéricos que mudam cada vez que elas são acionadas. É praticamente impossível que duas chaves tenham a mesma combinação, uma vez que os segredos são criados por meio da combinação de números que podem ir de 1 a 4294967296
EXISTEM CORES DE CARRO QUE SÃO MAIS SEGURAS.
VERDADEIRO
Podem não ser as preferidas, mas cores como o amarelo e o laranja se destacam tanto de dia quanto de noite, ou em situações de risco, como chuva e neblina. Caso as cores não lhe agradem, não se preocupe. A utilização correta dos instrumentos de sinalização do carro, como farol, lanterna e pisca, também garante sua visibilidade e segurança.
CARRO MOVIDO A ÁLCOOL CONSOME MAIS QUE O MOVIDO A GASOLINA.
VERDADEIRO
Para mover carros de igual peso é necessário mais álcool que gasolina. Isso acontece porque a gasolina produz mais energia que o álcool. Para que a diferença seja compensada, nos carros a álcool o combustível é injetado em maior quantidade. Conseqüentemente, o tanque de armazenamento do combustível também será maior para que a autonomia de ambos (considerando capacidades de tanque diferentes) seja a mesma.
CHIADOS E ASSOBIOS AO ACIONAR OS FREIOS INDICAM PROBLEMAS.
NEM SEMPRE
Alguns materiais utilizados na fabricação das pastilhas, e até mesmo poeira ou sujeiras, podem fazer surgir ruídos e assobios, que tendem a desaparecer com o uso contínuo. O simples desgaste dos discos e das pastilhas também pode ser a causa de chiados e outros barulhos estranhos. Para saber em que exata situação se encontram os freios do seu carro, e para sua segurança, o melhor é levá-lo a uma oficina especializada.
MULHER GRÁVIDA NÃO PODE DIRIGIR.
FALSO
Não existe nenhuma restrição quanto à condução de um veículo por uma mulher grávida. Se houver a possibilidade de outro condutor assumir o volante, melhor. De qualquer forma, o ideal é que a mulher guie até o oitavo mês de gestação, desde que seja uma gravidez sem riscos.
POSSO DEIXAR O CARRO NA "BANGUELA" (CÂMBIO NO PONTO MORTO) PARA DESCER TRECHOS DE PISTA
.
FALSO
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de freio é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.
DEVO LIGAR O PISTA-ALERTA NO MEIO DA NEBLINA PARA MOSTRAR QUE ESTOU TRAFEGANDO ALI.
FALSO
Nunca ligue o pisca-alerta (ou mesmo o farol alto) quando estiver trafegando no meio da neblina. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado, e só assim deve ser usado. O correto é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina. Para parar no acostamento, avise com antecedência, observando com atenção se já não há outro carro parado à sua frente.
PASSAR FOLHA DE MAMONA NO VIDRO IMPEDE QUE ELE FIQUE EMBAÇADO.
VERDADEIRO
A oleosidade da folha impede que o vidro embace e garante melhor visibilidade, pois o óleo funciona como um separador entre o vidro e a água. Mas a solução dura por tempo limitado. Você ainda pode usar a artimanha se, em um dia de chuva, o limpador de pára-brisa quebrar. Na falta de mamona por perto, use batatas ou tabaco. O princípio ativo é o mesmo.
POSSO PASSAR SEMÁFOROS VERMELHOS DURANTE A MADRUGADA.
FALSO
Apesar do risco de assaltos, principalmente nas grandes cidades, não existe lei que impeça a autuação por passar em farol vermelho em nenhum horário. Mesmo assim, alguns motoristas preferem arriscar a vida e passar reto ao ver o sinal de parada obrigatória. O ideal é diminuir a velocidade e aproximar-se vagarosamente do cruzamento até que o semáforo fique verde. Além de evitar a multa por infração gravíssima e os 7 pontos na carteira, você escapa do risco de colidir com outro carro e provocar acidentes.
DEVO DAR PASSAGEM AO VEÍCULO QUE VEM MAIS RÁPIDO ATRÁS, MESMO JÁ ESTANDO NO LIMITE DE VELOCIDADE DA PISTA.
VERDADEIRO
Apesar de o motorista apressado estar fora da lei, andando acima da velocidade permitida, é melhor abrir passagem e garantir sua segurança. Nunca se sabe até onde vai a pressa do condutor e o porquê de ele estar dirigindo mais rápido. Em estradas de pista dupla ou tripla de mão única, o artigo 298 do CTB ordena que se utilize a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem. Assim que completá-la, o motorista deve retornar para a faixa da direita, sempre sinalizando com a seta todos os seus movimentos.
POSSO OUVIR MÚSICA NO WALKMAN ENQUANTO DIRIJO .
FALSO
Segundo o artigo 252, inciso VI, do CTB, é proibido conduzir o veículo utilizando-se de fones nos dois ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Como o motorista não estará ouvindo os avisos sonoros dos outros veículos e até mesmo de autoridades do trânsito, sua capacidade de concentração e atenção será reduzida. Desobedecer à regra rende 4 pontos na carteira e uma multa de 78,16 reais. Já há equipamento no mercado com apenas um fone de ouvido, aprovado pelo Denatran.
POSSO ATENDER OU FAZER LIGAÇÕES NO TELEFONE CELULAR ENQUANTO DIRIJO.
FALSO
É o mesmo caso do uso do walkman, mas com um agravante. Também é proibido dirigir o veículo com apenas uma das mãos, a não ser para mudar de marcha e fazer sinais regulamentares de braço. O peso dessa infração é de 4 pontos na carteira e multa de 78,16 reais. A saída é usar um equipamento de viva-voz ou um com o fone de ouvido e microfone no mesmo fio, que também libera as duas mãos
AO ESTACIONAR EM UMA VIA ÍNGREME, DEVO UTILIZAR APENAS O FREIO DE MÃO.
FALSO
Acionar o freio de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio. No Brasil não existe lei que obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade. Nos Estados Unidos, carro parado em via íngreme em descida sem as rodas dianteiras encostadas na guia da calçada pode até dar multa.
POSSO DIRIGIR DESCALÇO NA ESTRADA OU NA CIDADE.
VERDADEIRO
É permitido dirigir descalço em ambas as situações, já que o Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma menção explícita sobre a questão. O artigo 252 diz apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (ou possa se enroscar neles), como chinelo de dedo ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. Com calçados do tipo, o motorista leva 4 pontos na carteira e ganha multa de 78,16 reais.
É PERMITIDO DIRIGIR SEM USAR CAMISA.
VERDADEIRO
Código de Trânsito não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.
ATIRAR OBJETOS NA RUA COM O CARRO EM MOVIMENTO PODE RENDER UMA MULTA.
VERDADEIRO
Segundo o Código de Trânsito, não é permitido atirar ou abandonar qualquer tipo de objeto ou substância, nem mesmo uma bituca de cigarro, de dentro do carro, mesmo que ele esteja parado. Se o motorista que suja as ruas da cidade – ou a estrada – for pego em flagrante, terá de pagar 85 reais de multa, além de ter anotados 4 pontos na carteira de habilitação. A mesma punição é aplicada aos motoristas que passarem por poças e espirrarem água, ou qualquer outro dejeto, em pedestres ou até mesmo em outros carros
LAVAR O MOTOR DO AUTOMÓVEL PODE TRAZER PROBLEMAS
VERDADEIRO!
A água utilizada na lavagem pode danificar alguns dos componentes eletrônicos que são instalados no capô. Para deixar o motor do seu carro tinindo, é bom evitar jatos d’água próximos aos componentes elétricos/eletrônicos do motor. De preferência, procure limpá-lo em estabelecimentos especializados.
EM DECIDAS O IDEAL É DEIXAR EM PONTO MORTO PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
FALSO
Quando a marcha está desengatada, o sistema de freio é muito exigido e pode acabar falhando. Para não correr esse risco, posicione o câmbio na marcha mais alta – mesmo que não haja aceleração. Além do mais, no caso dos veículos modernos, quando se mantém o câmbio engrenado o sistema eletrônico corta o fornecimento de combustível do motor, auxiliando ainda na frenagem e economizando gasolina ou álcool.
É MELHOR SEGURAR O CARRO NO EMBREAGEM NAS SUBIDAS
FALSO
Assim você força o disco de embreagem e sente aquele cheiro horrível de queimado. Com certeza existem perfumes melhores. Quando a subida for muito íngreme, use o freio de mão e economize esforço.
DEVO VERIFICAR O OLEO SEMANALMENTE
VERDADE
Imagine sua pele sem hidratante. É assim que o motor fica quando está sem óleo. Uma vez por semana, verifique o nível do óleo e garanta seu motor rodando macio.
NÃO HA PROBLEMA EM APOIAR A MÃO NO CAMBIO.
FALSO
Dirigir sempre com as duas mãos ao volante, além de mais seguro, evita o desgaste de várias peças do câmbio.
É MELHOR PASSAR COM UMA RODA DE CADA VEZ NA LOMBADA
FALSO
De jeito nenhum. Seu carro não é siri para andar de lado. Lombada, valeta e quebra-molas devem ser encarados de frente. Você evita a torção da carroceria e aqueles barulhinhos irritantes que podem surgir.
QUANDO O CARRO NÃO LIGAR, POSSO DAR TRANCO NELE.
FALSO
Imagine você dormindo aqueles 5 minutinhos a mais e alguém lhe empurrando da cama. Se seu carro não quer pegar, ele tem algum problema. Se for a bateria, providencie um cabo e ligue em outra bateria com carga. Esse procedimento é vulgarmente chamado de “chupeta”.
NAS DESCIDAS DEVO MANTER O CARRO SEMPRE ENGATADO
VERDADE
Aqui você mostra que é inteligente. Com o carro engatado, você economiza combustível e tem muito mais controle sobre o carro. Soltar o carro na banguela é coisa de gente antiga e que gosta de esbanjar combustível.
NA HORA DE ESTACIONAR, DEVO ENCOSTAR O PNEU NO MEIO FIO.
FALSO
Encostar o pneu no meio-fio é o mesmo que raspar seu sapato novo no degrau da escada. Isso deixa o pneu feio e pode causar bolhas.]
DEVO PASSAR NOS BURACOS ACELERANDO
FALSO
Buracos são irritantes. Quando não for possível desviar, não acelere e não pise bruscamente no freio. Mostre sua calma, diminua a velocidade sem travar as rodas e, na hora de “cair” no buraco, tire o pé do freio. O carro em movimento absorve melhor o impacto e você continua seu caminho.
DEPOIS DE DAR MARCHA RÉ O MAIS PRÁTICO É ENGATAR A PRIMEIRA E ACELERAR AO INVÉZ DE FREIAR
FALSO:
Mais uma coisa de homem afobado e exibido. Você é uma mulher segura e decidida, por isso, depois de dar marcha à ré, você para o carro, engata a primeira e sai suavemente esbanjando charme e elegância.
NÃO DEVO VIRAR O VOLANTE COM O CARRO DESLIGADO
VERDADEIRO
Você não precisa nem deve fazer força à toa. Mesmo com o motor funcionando, não deixe o volante totalmente virado por mais de 15 segundos. Além de fazer um barulho muito chato, isso pode estragar a bomba da direção hidráulica.
NUNCA DEVO ATRAVESSAR UM TRECHO ALAGADO QUANDO A ÁGUA ESTIVER ACIMA DOS FARÓIS
VERDADE
Além de estragar a “chapinha” de seu cabelo, muita água também estraga seu carro. Quando se deparar com um trecho alagado, espere alguém passar: sempre há um afobadinho com pressa. Verifique a altura da água e, se for seguro, acelere suavemente de forma constante e não mude de marcha.
ANTES DE DESLIGAR O CARRO DEVO ACELERAR FORTE
FALSO
Acelerar é para o carro andar, não para desligar. Isso é coisa de homem que quer chamar a atenção e estraga o catalisador. Você conhece maneiras mais sutis e delicadas de ser notada
AR CONDICIONADO - MITOS E VERDADES
MITOS
1 - Ligar o ar condicionado não gasta o gás do sistema, não se preocupe. Isso é uma das maiores bobagens sobre manutenção automotiva. O gás, aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito.
2 - O gás do ar também não vicia nem fica velho, como você deve ter escutado por aí. Se tudo estiver correto, pode durar toda a vida útil do carro.
3 - O mesmo vale para o óleo do ar (sim, vai óleo no ar). Diferentemente do motor do carro, ele precisa ser trocado ou completado só em caso de vazamento ou manutenção do sistema.
4 - Em carros com ar automático (aquele digital que você regula a temperatura) a velocidade do ar não interfere na temperatura interna. Ou seja, se você deixou em 23 graus, o ambiente interno ficará em 23 graus na velocidade número 2 ou 3 do ventilador. A velocidade maior só fará com que o ambiente interno chegue à temperatura indicada mais rapidamente. Depois, ele manterá a mesma.
5 - Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais com o ar ligado do que se estivesse desligado. Não entre na conversa de que o consumo cai pela metade
.
VERDADES
1 - Ligar o ar provoca, sim, maior gasto de combustível nas cidades. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h interfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com os vidros abertos do que se estivesse com o ar ligado porque a entrada lateral de vento vai interferir no rendimento.
2 - É recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças. Não esqueça, claro, de conferir o filtro de cabine para garantir que não entrem impurezas para o veículo.
3 - Quando o carro está há muito tempo parado sob o sol forte é bom abrir os vidros para circular o ar novo antes de fechar tudo e ligar o ar condicionado. Caso contrário, a troca térmica vai demorar mais tempo dentro do carro.
4 - É indicado desligar o ar quando estiver chegando ao destino e deixar somente a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos.
5 - Carros que não saíram com ar de fábrica podem também ter esse conforto. Porém, é preciso usar exatamente o mesmo sistema das montadoras, preferencialmente levá-lo a uma concessionária.
MANUTENÇÃO DE CARROS - MITOS E VERDADES
MITOS
1 - Aquecer o carro - Foi-se o tempo em que você precisava ficar cinco minutos aquecendo o carro antes de arrancar. Os veículos novos (praticamente todos de 2000 para cá) têm um sistema de gerenciamento eletrônico que possibilita o mesmo desempenho frio ou quente.
2 - Banguela - Deixar o carro em ponto morto nas descidas, a chamada banguela, não traz economia de combustível. Isso porque nos carros com injeção eletrônica o sistema identifica que não precisa injetar combustível e interrompe o fluxo vindo do tanque. Além disso, é questão de segurança usar o freio motor nas descidas. Portanto, o motorista nunca deve usar a banguela.
3 - Vela sempre falha - As velas do carro precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora. Elas podem estar danificadas mesmo sem o motorista notar falhas. O maior problema de defeitos nas velas é o aumento no consumo de combustível. Em caso de uma vela estragada, todo o jogo (geralmente quatro) deve ser trocado.
4 - Mistura nos flex - Os carros flex estão preparados para ter o mesmo rendimento com álcool ou gasolina e com qualquer mistura entre os dois combustíveis. Não existe mais essa história de fazer contas para colocar um percentual de álcool e outro de gasolina. E o motorista pode mudar de um combustível para o outro sem neurose e sem um período para “aclimatação” do novo combustível. Motor não vicia.
5 - Ar condicionado - Ligar o ar condicionado não gasta o gás do sistema, não se preocupe. Isso é uma das maiores bobagens sobre manutenção automotiva. O gás, aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito. O gás do ar também não vicia nem fica velho.
Verdades
6 - Álcool a 70% da gasolina - Se você tem dúvida se usar álcool ou gasolina, basta fazer os cálculos. O álcool faz menos quilometragem por litro rodado do que a gasolina. Por isso, para ser economicamente rentável, vale a pena abastecer com álcool quando ele está até 70% do valor da gasolina na bomba. Basta pegar a calculadora.
7 - Pé na embreagem. É verdade, o hábito de dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem. Pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro. A principal peça danificada é o disco de embreagem.
8 - Amaciar carro novo - Com o aumento da tecnologia na produção das peças, os carros hoje precisam de menos tempo para amaciar o motor. Mas ainda é necessário esse período de amaciamento. As montadoras falam no manual do proprietário a quilometragem em que o motorista deve evitar fortes acelerações, geralmente entre 1 mil a 3 mil quilômetros.
9 - Aumento do consumo - Ligar o ar provoca, sim, maior gasto de combustível nas cidades, em média de 10% a 20% mais. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h interfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com os vidros abertos do que se estivesse com o ar ligado porque a entrada lateral de vento vai interferir no rendimento. Mesmo no inverno, porém, é recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças.
10 - Guicho câmbio automático - Guinchar um veículo automático de maneira errada pode danificar a caixa de câmbio, sim. Isso porque as rodas da tração (dianteira ou traseira) não podem ir rodando com o motor desligado. Se o carro tem tração dianteira (maior parte no Brasil) pode ir só com as rodas traseiras rodando. Mas se você não sabe ao certo onde é a tração, melhor não arriscar. O mais recomendado para rebocar carros com câmbio automático é em guinchos de plataforma.
Mitos e Verdade
